23 de maio de 2011

No consultório...

- Boa tarde.
- Boa tarde! Tudo bem com a senhora?
- Ah... Eu tô com umas dores no braço, mas eu acho que é nervoso. Depois que eu perdi meu velho, ano passado, eu tenho esses nervoso de vez em quando. Ele tinha 97 anos, ele era bom de mais, sabe? Eu sinto muita falta dele (água nos olhos).
- A saudade é grande, né?
- De mais. A gente vai ficando velha e o povo vai morrendo.  É muito sofrimento. Eu sei que eu estou perto da morte também. É ou não é?
- ... é, mas o importante é ter certeza pra onde nós vamos depois da morte, não é?
- Isso é mesmo... Como é que você chama?
- Arthur. E a senhora?
- Pode me chamar de Zinha.
- Ó, eu chamo minha avó de Zizinha.
- Arthur de quê? Porque eu tenho muitos parentes e onde eu vou eu encontro um parente meu.
- Arthur Porto. Minha família não é daqui não. Meu pai é de Patos de Minas e minha mãe do Cedro do Abaeté.
- É eu não conheço nenhum Porto não. A minha família é grande. Já tenho mais tataranetos do que, filhos, netos e bisnetos juntos! São mais de 30!
- Mais de 30 tataranetos?
- É, e o mais velho tem 18 anos.
- E se esse tataraneto da senhora tiver um filho, o que ele vai ser da senhora?
- Não sei não. Nem deve ter nome pra isso, nem parente é mais! E você tem quantos irmãos?
- Um.
- Só um?
- É, só um.
- Mais novo?
- André, 4 anos mais novo do que eu.
- E você tem quantos?
- 22.
- Tá muito novo ainda.

...

- Olha a mulher ai ó, parece que é tola. Mais nova que eu e capengando assim.
- Pois é a senhora tá forte ainda.
- Mas, o que você está fazendo aqui no médico meu filho?
- Eu vou viajar, então, fiz uns exames pra ver se está tudo bem.
- Para onde você vai?
- Tailândia?
- Ham? Tailândia? Onde fica isso?
- Do outro lado do mundo!
- Vichi Maria! Meu Deus do céu... Você é doido!?
- Pois é.
- E sua mãe meu filho? Deve tá desesperada, ela não vai deixar não, pois vai?
- Vai ela tá é incentivando.
- É doida... Eu não deixava não! Mas de jeito nenhum! O que é que você vai fazer na Tailândia, trabalhar?
- Trabalho voluntário com uma agência missionária.
- Meu Deus... O povo na Tailândia passa muita necessidade, não é?
- Não sei, acho que tem lugares que deve ser sim. Sei que Bangkok é uma cidade muito rica, mas não sei como é a realidade no interior do país.
- Mas você tá indo com um grupo?
- Não, eu estou indo sozinho!
- Meu Deus... Sozinho?
- É! Como diz a minha vó, sozinho e Deus.
- Mas tem alguém lá pra te receber?
- Tem sim. A equipe da missão vai me receber. Eu vou ficar com eles.
- Ah bom. Você vai é de avião, né?
- É
- E você vai pegar o avião sozinho?
- Isso mesmo. Eu vou sair de Belo Horizonte, vou para o Rio de Janeiro, pego um avião pra Espanha e da Espanha vou pro Egito, fico um mês no Egito e depois vou pra Tailândia. Sozinho!
- Ninguém vai te acompanhar não?
- Não.
- Ave Maria... Meu filho eu não deixava!  E quanto tempo você vai ficar lá, meu filho?
- Eu fico um mês no Egito, depois cinco meses na Tailândia, volto e fico mais um mês no Egito e venho pra casa. Sete meses fora!
- Sete meses?
- Sete messes passam rapidinho, não é não?
- É, até que passa, você é jovem... Mas lá fala português?
 - Não, Tailandês! E é igual na China, não dá pra entender nada do que o povo escreve, não são as letras iguais as nossas não!
- E como é que você vai fazer?
- Vou falar em Inglês.
- Você sabe inglês, né?
- Sei sim.

...

- Novela ó... Eu não gosto de novela.
- É mesmo? Pois minha vó Zizinha gosta.
- Eu não, eu gosto é do divino pai eterno. Você já viu o divino pai eterno, da rede vida?
- Não.
- Não? Pois eu não perco. Todo dia eu assisto 2 vezes, não perco um. E quando tá passando, eu não deixo ninguém assistir mais nada. O divino pai eterno é lindo de mais.
- O que é o divino pai eterno dona Zinha? Porque eu não sou católico não.
- Não? Uá, quem é o divino pai eterno? É Deus, né? Quem é que é divino, pai e eterno?
- Deus.
- Pois é! É Deus o divino pai eterno. Você é o que?
- Eu sou evangélico.
- Hum... De que igreja?
- 7ª Presbiteriana.
- Eu tenho uns parentes da igreja presbiteriana. Tem umas igrejas que eu gosto, mas tem outras por ai, que os pastores estão até curando! Quem cura é Deus!
- É isso mesmo, quem cura é Jesus.
- Quem é o pastor da sua?
- Meu pai.
- Seu pai?
- É.
- Se é seu pai então tá certo, mas a sua não é essa que passa na televisão não né.
- Não.
- Então tá bom.

...

- Aqui em Montes Claros tá fazendo um frio...
- Tá sim, ainda mais no meu bairro que é no pé da serra.
- Onde você mora?
- Depois do parque municipal.
- Lá e frio mesmo. Onde você vai deve fazer muito frio, né?
- No Egito é clima de deserto, é muito calor. E na Tailândia o clima é muito parecido com a Amazônia, calor e húmido. Então não vou passar muito frio não.
- Ai ó a mulher saiu, é minha vez. Ó meu filho que o divino pai eterno te proteja, viu? Que te leve em paz e traga em segurança. Vai com Deus.
- Amém, pode deixar. É nele que a gente tem que confiar né?
- É isso mesmo. Tchau então.
- Tchau dona Zinha, prazer conhecer a senhora!

6 comentários:

Tarcisio disse...

Boa viagem!

Lucas Porto disse...

Boa viajem primo....

naná disse...

Amei a historinha...realmente as perguntas da dona Zinha são as que sempre respondemos e as que sempre fazemos...rsrs
Boa Viagem Thu..sei que este tempo será muito especial em sua vida, pois é interessante como Deus faz coisas maravilhosas não só através de nós, mas principalmente em nós...Aproveita bem muito, tira muita foto e confie em Deus sempre pois ele nunca nos decepciona e sempre nos surpeende!!!
bjo

Márcia Cristina disse...

Boa viagem! Que Deus te abençoe muuuuiiitooo mesmo.
Salve salve Dona Zinha!
Essa história te salvou demais para começar o blog, hein?!
Escreve muito bem e fica fazendo charminho, né?!
Desejamos tudo de melhor para você durante esse tempo, que sejam meses marcantes, inesqueciveis...
Você está com a melhor companhia,"o divino Pai eterno".
Vai ser bom demais! Não temos dúvidas.
Má e Gué

Carina Priscila : ) Pripcila disse...

Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
A idéia é essa aí... Na verdade o mais interessante de mudarmos o itinerário, é mudarmos os vizinhos, oa amigos... Conhecermos pessoas, escutarmos histórias e claro... escrevê-las!!!
E olha que a sua primeira aconteceu na sala de espera do médico!!! Imagina o monte de "Zinhas" que aparecerão na sua vida?! Ahhhh... Vc vai ver... O Divino Pai Eterno te levará a lugares que vc nunca sonhou... Conhecerá pessoas que nunca imaginou... Guarde tudo no seu coração e não se esqueça de trazer muuuuuuitas histórias na bagagem...
Estarei em algum lugar do mundo... Também sozinha... Acompanhada pelo mesmo Divino Pai Eterno... Torcendo pra que vc tenha uma ótima experiência...
Já estou com muitas saudades, e pelo jeito ainda ficarei com tooooda essa saudade por um bom tempo...
Bjão irmão monstro!!!!! Sabe que eu amo vc, né Lindeza?!

Arthur Porto disse...

Obrigado meu povo!