1 de novembro de 2011

Computador, criança, gente grande, elefante, chocolate, livro, zoo, pandas...

Caramba!

A última vez que dei notícias foi a um mês atrás. Muita coisa aconteceu. Vou começar pela causa do problema, o computador!

Era início de outubro e ao ligar o computador o Windows que normalmente demora 2 min e meio, demorou mais de 5 min pra iniciar.
Nota: O primeiro computador que tivemos em casa era lento, tinha apenas 8MB de memória RAM. Quando meu pai resolver fazer um "upgrade" e dobrar a memória para 16MB foi um dos memoráveis da minha história com os computadores. O "novo" computador demorava apenas 15 min para iniciar.
No dia seguinte... "Necas de Pitibiriba"!!! (Alguém sabe de onde vem essa expressão?). No próximo "restart" do "bicho", selecionei a opção da última configuração que prestou! E depois de uns 10 a 15 min desisti. Tive que pegar um computador emprestado e baixei o Ubuntu fiz ele rodar no meu pendrive. Tentei instalar o Ubuntu, mas também não funcionou. O jeito foi usar o computador pelo Live CD do Ubuntu, por alguns dias. O acesso aos dados do computador já não eram mais possíveis. O disco tinha mais erros do que o pior estado possível. O jeito foi acionar a garantia do "bicho". Liguei para saber onde eu teria que levar ele para assistência. E uma das cidades possíveis era Chiang Mai, e adivinha no próximo fim de semana estaria indo para lá, beleza então né? Como ficaria lá 2 semana era tempo suficiente para o povo concertar o "bicho", certo? É... não é bem assim não, porque... eu voltei de lá e voltei sem o "bicho". Dizem que ele estará pronto até sábado, veremos. Depois dessa breve longa história do computador, tá explicado porque não tenho mandado notícias e uma coisa eles me garantiram, não conseguiram salvar os meus dados, ou seja... SIM, PERDI TUDO! No bom "minerin"... perdi tudim sô, tudim, tudim. O que mais fiquei chateado é com as fotos, mas fazer o que né, chorar ou se arrepender por não ter feito backup, não adianta mais.

Assim estou usando um computador emprestado. Pronto, a parte do computador já foi, agora é a das crianças.

As últimas duas semanas fiquei no hotel (Botanic Resort Chiang Mai) mais "buuuunito" da minha vida . No alto do morro, vista e lugar lindo, não tinha a comida brasileira, mas não dá pra reclamar nem um pouco, "o de cumê tava baum de mais sô". Enquanto ocorria uma conferência eu ajudava no programa das crianças. O dia que não passava jogando bola com os "pirralhos", era na piscina. Dessa vez não foram só 9 e sim em média uns 18 por dia, trabalho dobrado, mas em compensação mais gente pra jogar bola.

Como é uma conferência Asiática, a maioria era tudo do "zóin" puxado, e a maioria coreanos. Tinha hora que os "mininu" queria falar alguma pros "tio" não entender era só falar em coreano.

Teve um dia que fomos para o zoológico, foi muito bom. Teve uma pessoa que pagou o passeio pra turma, e claro alguém tinha que levar os "bacurim" pra ver os bichinhos (fazer o que né). Foi muito joia, não deu pra ver o "trem" todo pq é grande e fomos só na parte da tarde.

Vimos um tanto de "bichim". E adivinha eu vi ursinhos Pandas! Nunca imaginei que veria Ursos Panda ao vivo. E vou contar "pro cês", mas segredo hein, o pelo do... "bumbum" deles é branco e como eles tem as mesma necessidades de todo animal, a cor final é marrom.

Ao final do passeio perguntei para algumas crianças, o que vocês mais gostaram no passeio? E a resposta de alguns foi "The snacks!". Sim o lanche. Isso porque a ou as pessoas que pagaram o passeio também pagaram o lanche. A minha turma (Eu, 6 meninos e 3 meninas) fizemos 4 "pit stops" e no primeiro eles me fizeram a pergunta, o que eu posso pegar? E a resposta foi um sonoro, PEGUEM O QUE QUISER! E nos outros 3 nem faziam a pergunta mais, e tem mais quando chegamos no hotel ainda deu pra um picolé pra cada e ainda sobrou dinheiro.
Pense: 1º você criança; 2º no zoológico; 3º podendo comer e beber o que quiser... pensou?... tá velho né? Nem lembra a última vez que foi no zoológico, eu deixo você pensar mais um pouquinho... agora chupa um picolé no final... agora dá o troco... foi isso!
No final da conferência teve uma apresentação das crianças em 3 partes. Primeiro fizemos todos os adultos cantarem Deus é bom pra mim (igual na última conferência, mas dessa vez foi melhor porque tinha mais gente), depois teve um teatrinho da história de Pedro andando sobre as águas, nos tempos modernos, e por último uma dança das meninas com o protagonista Van (o garotinho mais novo na foto acima), pra fechar com chave de ouro. Foi um tempo muito bom com as crianças.

Na conferência tive também o prazer de conhecer um cado de gente grande, de tudo quanto é lugar do mundo e trabalhando em tudo quanto é lugar aqui na Ásia. Inclusive Brasileiros isso mesmo. Durante a conferência tiveram dois casais de brasileiros aqui, Dayan, Mirna, Lucas e Alice e também Ronaldo e Rossana Lidório. É sempre bom ver gente da nossa terra por aqui e conversar o nosso "brasileiro". O Dayan é Atleticano mas não deu pra zuar muito dessa vez não porque "ambos nós" não estamos em uma situação muito confortável. Acabou que o Lucas é que zuou mais por ser Santista. A Mirna é muito gente boa e a Alice uma gracinha! Teve gente aqui que me perguntou, "o que você pediu pro Ronaldo trazer do Brasil pra você?", quando eu respondia que não o conhecia ele ainda, se espantavam. Tive um o prazer de almoçar um dia com eles são muito gente boa. E no final acabei ganhando chocolate Garoto e um livro do Ronaldo (África A Alegria Vem Pela Manha). Ou seja o que fazer nos tempos livres não tendo computador? Ler um livro comendo chocolate. Pena que o chocolate, não sei porque, acabou primeiro que o livro.

Então, já falei do computador, das crianças e do povo grande, falta só o dia livre.

O dia livre foi mais uma tarde livre, que começou com uma ida ao Maesa Elephant Camp.


Sim, Elefantes. Eu vi bebês elefantes, dei cana pra elefantes, vi elefantes jogado bola, jogando dardos, basquete, pintando, dançando, fazendo graça, e por fim andei de elefante. Foi muito interessante e divertido também.


Depois de voltar dos elefantes fomos pra cidade bater perna pra mudar os ares de lugar um pouquinho.

Ufa! Acho que falei tudo, acho.

Nessa última semana a máquina fotográfica zerou o contador de fotos, ou seja, mais de 10.000 fotos foram tiradas com a Sony DSC-W90! Uhull!

E pra finalizar uma dica, nunca confie de mais na tecnologia, FAÇA BACKUP!

4 comentários:

Alessandra disse...

Pelas suas palavras deve ter sido uma experiência incrível...exponencial!!!
Crianças são tudo de lindooo!!! Conversam coisas engraçadas, são simples e sinceras...Amei quando disseram que queriam comer!!!
Que Deus continue te dando lindas oportunidades como essa de falar do amor dele!!!

Arthur Porto disse...

Como diz o "otro", a alegria vem das "tripa"!

Carina Priscila : ) Pripcila disse...

Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! Massa demaaaaaaaaaaaaaais esses causos... Acho que vou esperar vc voltar pra ouvir as histórias ao vivo e a cores... Saudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaades infinitas de vc, monstro!!!!

Arthur Porto disse...

Minha ideia era tipo pegar as fotos e o "diário" colocar lado a lado e ir contando toda a história detalhe por detalhe. Mas como perdi os 3 meses e meio aqui da Tailândia...